Ana Ferraz & Sélim Mazari

Ciclo Música de Câmara
Reitoria U.Porto, 19h30

O Porto Pianofest proporciona um encontro artístico de dois jovens virtuosos de talento excecional, reunidos pela primeira vez em concerto. Ana Ferraz é uma flautista brilhante, com uma promissora carreira internacional. Selim Mazari é uma das estrelas em ascensão mais talentosas da França, vencedor de numerosos concursos e prémios e actuações recentes na reputada Paris Philarmonie. Juntos actuarão na Reitoria da UP, apresentando um fantástico e variado programa, mostrando a razão pela qual são dois dos jovens músicos mais destacados da Europa.

Biografias:

Ana Ferraz

Em 2018, obteve o 1o Prémio no 20o Concurso de Interpretação do Estoril por unanimidade do júri. Apresentou-se em diversos festivais (destacando-se: Festival Musikverein, Festival de Salzburgo, Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim, Festival de Bolzano, Festival de Ravello, Festival de Saarbrücken, InClassica Festival-Dubai, Santander Festival, entre outros). Colabora regularmente com a Berliner KammerPhilharmonie, onde é primeira flauta desde Maio de 2022. Ana Ferraz começou a estudar no CMM, mais tarde terá continuado na ARTAVE, na classe do Professor Marco Pereira, e em 2013, obteve o prémio de melhor aluna do curso instrumentista.Posteriormente, integrou a classe de Michel Bellavance na HEM Genève, onde terminou a licenciatura com máxima classificação e distinção do júri no recital final como bolseira da Fundação Fondation Hélène et Victor Barbour. Continuou os seus estudos com Julien Beaudiment, no CNSMDL, como bolseira da fundação Calouste Gulbenkian. Estudou ainda com Vicens Prats na ESMUC. Em 2019, foi selecionada como primeira flauta da Gustav Mahler Jugendorchester. Para o culminar da excelência no seu percurso académico, Ana Ferraz escolhe a ESMRS para a realização de uma pós graduação, com Jacques Zoon, onde terminou sido reconhecida pela Sua Majestade Rainha Doña Sofia, como a “Aluna mais destacada” do curso 2021- 2022. Para o percurso na ESMRS teve o apoio da Fundação Santander Portugal e Fundação EDP.Desde 2021, colabora com o projecto GAUDEAMUS, do Maestro António Victorino D’Almeida. Ana Ferraz, encontra-se actualmente a realizar um Doutoramento em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Selim Mazari

“A interpretação de Sélim Mazari, suprema e majestosa, com um domínio perfeito da ciência da acústica, abre as portas dos sonhos.” Elogiado pelo jornalista Alain Lompech após uma interpretação de Images de Debussy (Paris, Fondation Vuitton), este jovem pianista francês é já considerado um dos melhores solistas da sua geração.Os destaques da temporada 21/22 de Sélim incluem concertos de música de câmara (Nantes-Folle Journée, Piano à Lyon, Périgueux, Biot), com o violonista Augustin Dumay, o Arnold String Trio e o Modigliani Quartet; uma digressão com a Orquestra de Câmara de Mannheim dirigida por Paul Meyer por Mannheim e Aix-en-Provence; recitais no La Roque d'Anthéron, Opera House em Toulon (bem como 4 mãos com o pianista russo Adi Neuhaus), la Grange de Meslay; dois recitais de piano com seu amigo Tanguy de Williencourt (Suíça, França). Fez a sua estreia na Philharmonie em Paris em Março de 2023, interpretando o Concerto 21 de Mozart com o ONDIF sob a direção de Vassily Sinaisky.O seu primeiro álbum, Variações de Beethoven (para o selo MIRARE), foi lançada em Janeiro de 2020 para o Folles Journées em Nantes. Em breve, um novo CD dos Concertos para Piano 12 e 14 de Mozart com a Orquestra de Câmara de Mannheim será lançado também.Brilhante intérprete de música de câmara, toca regularmente ao lado do pianista Michel Dalberto, do violoncelista Victor Julien-Lafferière, da violinista Raphaëlle Moreau, dos Quartetos Modigliani e Hermès, bem como da flautista Josephine Olech, (Primeiro Prémio do Concurso Nielsen 2019 e flauta principal da Orquestra Filarmônica de Rotterdam). Colaborou também com os violoncelistas Yo- yo Ma e Henri Demarquette, e com o Artemis Quartet.

Comprar Bilhete

Free Entrance

Programa

Carl Reineke...................................... Sonata Undine, Op.167

I. Allegro
II. Intermezzo. Allegretto vivace
III. Andante tranquillo
IV. Finale. Allegro molto agitato ed appassionato, quasi Presto

Alfredo Casella ...................................... Sicilienne et Burlesque, Op.23

David Miguel ...................................... Alma penada para flauta e piano (estreia)

César Franck ...................................... Sonata para flauta e piano em lá menor

I. Allegretto Ben Moderno
II. Allegro
III. Recitativo-Fantasia: Ben Moderato
IV. Allegretto Poco Mosso

© 2023 Porto PianoFest
— All Rights Reserved
Contacte-nos:
info@portopianofest.com
Siga-nos:
Fotografia: André Rodrigues
Design & development: Catarina McNally